O hábito de montar maquete é algo que vem desde a antiguidade, quando os exércitos contavam com elas para representar instalações militares durante os conflitos. Hoje, é um hobby que traz muita satisfação para cada vez mais pessoas que querem dar forma à imaginação. Você conhece os materiais para maquete essencias?

No entanto, para que a representação em miniatura do espaço que você deseja tenha qualidade, é necessário contar com os materiais certos. Senão, você arrisca ter um resultado que logo perde a beleza ou que precisa de manutenção constante.

Você sabe de tudo o que precisa para construir uma maquete? É só contar com a nossa ajuda para começar com o pé direito no desenvolvimento do cenário que você sempre sonhou.

Vamos lá? Conheça a seguir os 5 materiais para maquete essenciais para entusiastas de maquetaria.

Lista de materiais para maquete essenciais

1. Serragem para maquete

A serragem é o material mais comum utilizado para simular grama. Ela vem em diferentes cores para representar as várias formas como a vegetação do ambiente pode se apresentar, indo desde um bege neutro até o verde e o laranja.

2. Decoração

Para dar ainda mais personalidade à sua maquete, outro material que você precisa são as decorações. Por exemplo, existem pacotes de pedras e rochas em miniatura que ajudam a pontuar o seu relevo.

Você também pode optar por pontes que liguem diferentes espaços da maquete ou até mesmo outros tipos de minério em pequenas quantidades para enriquecer as suas montanhas e montes.

3. Pessoas e animais

Ao adicionar uma população à sua maquete, ela fica com uma cara muito mais realista. Então, outro material para maquete que você não pode esquecer são os pacotes de pessoas e animais para pontuar os espaços habitados da sua paisagem.

Você pode escolher entre pacotes com múltiplas unidades na escala que você preferir, que vão desde pedestres até trabalhadores do campo. Quanto aos animais, estão disponíveis desde os domésticos até os da roça.

4. Ferrovias

A ferrovia costuma ser o meio de transporte mais popular das maquetes, aproveitando toda a riqueza de variedade que existe em outro hobby, o ferromodelismo.

Então, você precisará de materiais como trilhos, vagões, locomotivas e kits elétricos para fazer tudo isso funcionar. Antes de tudo, claro, é necessário planejar como será o percurso da sua linha férrea em miniatura.

5. Casas e prédios

Por fim, outro material essencial para a construção da sua maquete são casas e prédios. Eles darão forma à sua cidade em miniatura, pontuando o espaço do seu relevo conforme você desejar elaborar pequenas cidades ou até mesmo estabelecer estações de trem ao longo do percurso.

Basta escolher pelo tipo de construção que tem a ver com a sua ideia para a maquete. Estão à disposição opções que replicam estações de trem reais, além de casas residenciais e prédios comerciais.

Viu só como existem várias coisas que você precisa ter antes de começar a construir a sua maquete? Esses materiais são essenciais para que o seu resultado tenha qualidade, além de se aproximar muito mais da ideia que você concebeu para o seu cenário. Agora, é só escolher as peças que melhor atendem às suas preferências e começar a montar sua maquete!

maquete de cidade

Você consegue encontrar esses materiais para maquete entre as opções disponíveis no catálogo da Lima Hobbies. Aproveite para passar no site e conferir as nossas dicas!