Action Figures” ou “Figuras em ação” é o termo utilizado para descrever bonecos  articulados. A necessidade de uma definição deu-se principalmente em virtude dos bonecos se tornarem objeto de desejo de colecionadores pelo mundo todo. Os  personagens colecionáveis são representantes da cultura pop e do entretenimento. 

Definição de action figure

Acredita-se que a definição Action Figure foi utilizada pela primeira vez pela marca  Hasbro em 1964. Antes disso, qualquer figura ou personagem era chamado de “dolls”.  O que colocava os personagens da linha G.I composta por militares na mesma  categoria de bonecas e bichos de pelúcia. 

Sendo assim, a necessidade de separar os bonecos articulados voltados para ação fez  surgir a expressão: Action Figure, tão popular nos dias de hoje. 

O que os action figure representam?

Atribuídos aos mais variados temas, os Action Figures são usados para representar  personagens de filmes em action figures do Batman, as figuras da Marvel, e todos as figuras de Star Wars, sempre lembrando das incríveis figuras de Dragon Ball, desenhos animados, quadrinhos, games e muito mais. 

Agora vamos te  apresentar as variadas maneiras que os colecionadores encontraram para se divertir  com seus bonecos articulados. 

Você sabe como usar um Action Figure? 

Primeiramente, vale lembrar que os adeptos desse hobby deixam bastante claro que  os bonecos não são brinquedos. As coleções voltadas para o público nerd ou geek são  feitas com objetivo de exposição, mas isso não significa que você não possa se divertir  com elas.  

É preciso entender que a semelhança entre um Action Figure e um brinquedo é  muitas vezes apenas o tamanho. As réplicas de personagens colecionáveis muitas  vezes são fabricadas em quantidade limitada, são produzidas com materiais nobres e  frágeis e claro, possuem um alto valor agregado. 

Categoria de Luxo de Action Figure

Action Figure Darth Vader

Algumas réplicas geralmente enquadradas na categoria luxo tem detalhes  absurdamente reais, vêm com acessórios e roupas que para falar bem a verdade, são  mesmo dignas de exposição. Mas, é difícil imaginar uma criança que não encha os  olhos de vontade brincar com uma delas. Como por exemplo a figura do Darth Vader da ARTFX que é puro luxo! Ou também o action figure The Punisher ou “o Justiceiro” com 71 cm de altura em Polystone.

Action Figure The Punisher O Justiceiro

Quando falamos em diversão, para os colecionadores, significa basicamente cuidar de  suas peças. Os adeptos desse hobby seguem etapas religiosas de cuidados com os  Action Figures, adaptam cuidadosamente suas posições e admiram sua coleção.  

Cuidados com seu action figure

Para manusear seus Action Figures, alguns colecionadores lavam as mãos ou ainda  utilizam luvas. Um dos motivos é que o suor das mãos ajuda a descascar a pintura dos 

bonecos. A luz do sol também pode ser uma vilã para seu Action Figure. Ela ajuda a  ressecar partes de plástico ou silicone e pode desbotar o tecido e a pintura, então a luz do  sol apenas indiretamente.  

Mais um vilão da manutenção do seu action figure

Outra dica valiosa para usar seu Action Figure é: tire o pó sempre que puder! Use  escovas de tecido com cerdas macias, pano seco, algodão ou cotonete e evite usar  produtos de limpeza. É válido também dar preferência a prateleiras ou armários com  porta de vidro ou ainda caixas próprias para guardar esse tipo de coleção, feitas em  vidro ou acrílico. 

Para fechar as dicas de como usar seus bonecos, procure mantê-los em bases para  evitar que caiam e cuidado com as peças pequenas; geralmente são muito frágeis e  podem quebrar com facilidade. Do mais, é ficar sempre atento e atenta nas novidades, pré venda de figuras,  e em todos os produtos de hobby modelismo e colecionáveis na Lima Hobbies para manter sua coleção sempre atualizada e divirta-se!