Colecionar miniaturas é uma diversão para a família toda. De Action Figures a miniaturas de carros. De ferrovias a aviões. Mas, uma das unanimidades entre os adeptos desse  hobby, são as miniaturas de caminhões.  

Se você também aprecia modelos desse segmento, não pode deixar de conhecer dois  modelos de caminhão miniatura colecionável em escala 1/64 da Maisto. 

Miniatura colecionável Maisto Design Custom Rigs Lonestar PTO 

Caminhão Miniatura Colecionável PTO Maisto Amarelo e Preto

Cheio de detalhes e acabamento impecável, este Caminhão Miniatura Colecionável Lonestar PTO  tem um excelente custo benefício, já que sua perfeição não é sinônimo de alto custo. A média de preço desse  modelo é R$80,00. A cor é amarelo, preto e cromado. Não abre as portas, porém abre  o capô. É confeccionado em metal e plástico, mas as rodas são feitas de borracha.  

Miniatura colecionável Maisto Design Custom Rigs Lonestar VM 

Caminhão Miniatura Colecionável Vermelho Maisto

Bastante semelhante ao seu parzinho de lançamento, o Caminhão Miniatura Colecionável Lonestar VM se diferencia  pelas cores e alguns pequenos detalhes na pintura. Vermelho, preto e cromado  compõem esse modelo que também possui cores vivas, bem delimitadas e ótimo  acabamento. Com pouca diferença entre eles, o custo também se mantém  relativamente baixo: R$80,00. Apesar de chamar atenção por onde “passa” e está disponível para venda em lojas de brinquedos, esta miniatura de caminhão não é  recomendada para crianças. Algumas especificações apontam oito anos, outras 12 como indicativo de idade para manusear o produto. 

Estes são apenas dois modelos bem requisitados em sites especializados. Outros  tantos enchem os olhos e as prateleiras mundo afora. Com ou sem carroceria,  customizáveis ou montados, com tanque, basculante, caçambas ou edições especiais  de marcas como a miniatura de caminhão da Coca-Cola, Correios e muito mais. Tem caminhões em miniatura para todos os gostos, bolsos e escalas. 

Fabricante Maisto  

A Maisto, responsável pela fabricação dos dois modelos que vimos acima, é uma  marca de brinquedos vendida no mundo todo. A responsável pelas miniaturas de  caminhões faz parte do Grupo May Cheong. Sua sede atual fica na Califórnia, mas sua  origem e a principal empresa da marca ficam em Hong Kong. 

Linhas Miniaturas Maisto 

A Maisto produz além de veículos em miniatura, a exemplo dos caminhões, também  bicicletas, aeronaves, ferrovias, carros controlados e muito mais.  

Os veículos são divididos em subcategorias: Edição Exclusiva, Edição Especial, Premiere  Edition, Linha de Montagem, GT Racing, AllStars, AllStars Red, Pro Rodz, Pro Rodz Pro  Street, TLugz, Hummer World, Máquinas Musculares e Show Stoppers.

Dicas para cuidar do seu caminhão miniatura colecionável 

Seja caminhão ou não, é sempre importante manter uma rotina de cuidados com suas  miniaturas para mantê-las em boas condições. Os caminhões, em especial, possuem  um nível de detalhes grande, o que exige boa atenção. Sempre limpe a parte externa  com um pano macio e seco. Caso veja necessidade de uma limpeza mais profunda,  umedeça o pano com água e detergente neutro. É importante que seja em pouca  quantidade para que com movimentos sutis, você não corra o risco de estragar a  pintura ou descolar algum adesivo.  

Na hora de guardar, atenção redobrada já que não é indicado deixar suas miniaturas  de caminhões em locais que recebam luz direta do sol. Isso pode desbotar a pintura.  Uma estante fechada ou embalagem própria para coleções são interessantes para  manter seus caminhões longe de poeira.  

Outra dica importante é periodicamente girar as rodas da miniatura do caminhão. Para  finalizar, já que mencionamos o sol, o cuidado vale também para a umidade. Você  pode colocar saquinhos de sílica gel junto com as miniaturas do caminhão. A  proporção adequada é de 50% a 75%. Sendo assim, a cada 2 ou 6 miniaturas (1:18,1:24  ou 1:43) um saquinho de sílica gel de 5 cm x 5 cm.Para finalizar, dá uma passadinha na Lima Hobbies para ver as novidades de hobby modelismo e colecionáveis!