Quando se trata de plastimodelismo, há um produto que se torna ingrediente  fundamental na confecção das peças; cola para plastimodelismo. Se você é entusiasta, profissional ou  admirador do plastimodelismo, com certeza já se deparou com diferentes tipos de  cola. Trouxemos 2 opções de cola contacta líquida da marca Revell como exemplo de qualidade,  durabilidade e acabamento. Em termos de referência destacamos a Revell 30g  REV39606 e a Revell 18g REV39601. 

Cola Contacta Líquida Revell

Revell 30g REV39606 

Cola Contacta Líquida Revell

A cola Contacta Liquid Special é considerada a melhor cola da Revell. Ela cola tanto o  modelo como também as peças feitas com material clear (acrílico transparente). Talvez  uma das principais características dessa cola seja o fato de que ela fixa sem deixar  nenhuma marca. Por isso, destaque para o acabamento impecável especialmente em  superfícies plásticas e transparentes. A Contacta Liquid Special cola diversos materiais  como metal, madeira, papel, vidro e tecidos ou uns com os outros. 

Apesar de se tratar de um produto aparentemente comum, este tipo de cola possui  particularidades que a diferenciam e muito da cola tradicional. Portanto é importante  seguir a recomendação do fornecedor com relação a faixa de idade que pode  administrar o produto, fixada em 14 anos. 

Revell 18g REV39601 

Cola Contacta Líquida Revell

Também com produção voltada para a prática de plastimodelismo, a Cola Contacta  Líquido de 18g da marca Revell é conhecida e popular no mercado. Com consistência  “super-fino” ela pode ser aplicada com a escova montada na tampa da própria  embalagem. A cola é geralmente aplicada para o interior das partes. Lembrando mais  uma vez que a exemplo de outros materiais voltados para artesanato, plastimodelismo  e colecionismo em geral, esta cola não pode ser considerada um brinquedo e ou  manuseada por menores de 14 anos, sem o acompanhamento de um adulto.  

No entanto, o resultado e a qualidade do material final, tende a encantar e chamar a  atenção de adultos e crianças. No plastimodelismo, o que mais enche os olhos, são os  detalhes e é por isso que nossa recomendação é sempre priorizar materiais e produtos  de qualidade assegurada para que seu projeto fique perfeito. 

Outras opções de cola para plastimodelismo  

Na prática do plastimodelismo, encontramos diversos tipos de cola, além dos modelos que especificamos acima, inclusive a tradicional cola branca. Para cada tipo de  montagem existe um tipo de cola considerado mais apropriado.  

Além das colas que citamos anteriormente, podemos enumerar alguns outros tipos  bastante comuns e suas principais finalidades:  

Cola Branca ou cola tradicional 

Utilizada na escola. Usada para fixar serragem em  dioramas e colagem de peças acrílicas (transparentes). Apesar de básica, possui  inúmeras vantagens como, por exemplo: fica transparente em caso de borrar, sai com  água e não agride o acrílico. Em contrapartida, não oferece boa fixação. 

Cola básica 

Para colagem de poliestireno. Ela trabalha por meio de soldagem. As  partes que serão coladas ficam, como que derretidas, e se unem formando um  conjunto só. Este tipo é bastante agressivo ao material.  

Bonder 

Feitas de cianoacrilato e conhecidas como bonder (ou super bonder) são  usadas para colagem de peças que devem ficar bem fixadas. Este tipo não deve ser  usado sobre alguns materiais, por exemplo, o acrílico.  

Cola Pincel

É uma cola que não é considerada muito resistente a exemplo da  tradicional. Ela tem a vantagem de unir peças sem criar emendas como as colas para  poliestireno. Também por serem muito líquidas, não formam camadas grossas em caso  de borrão, podendo ser retirado facilmente com uma palha de aço. 
Gostou desse post? Tem muito mais no blog da Lima Hobbies e muitas colas para plastimodelismo e outros produtos de hobby modelismo e colecionáveis na loja da Lima Hobbies!