Todo mundo possui o sonho de ter a casa própria. Entretanto, com toda a burocracia esse sonho acaba não virando realidade para muitos. Mas você sabia que por meio de um container é possível construir a sua casa própria de forma sustentável? 

O container é uma peça chave na construção de vários móveis e imóveis, bem como em outros ramos, tais como transporte e armazenamento. No entanto, essa peça ainda não caiu no gosto popular, talvez por falta de conhecimento. 

E daí a importância de ter a miniatura de container. Por isso, hoje falaremos um pouco sobre os containers e sobre suas múltiplas utilidades.

O que são os Containers? 

Também conhecidos como estruturas modulares e como container marítimo, os containers são peças em formato de caixa, que em sua maioria, são constituídos em aço ou alumínio. Devido à sua constituição, os containers são ótimos em transportar grandes e pesados objetos. Desse modo, essas peças são muito utilizadas nos transportes de objetos via navio, caminhão e avião. 

Uma outra vantagem que os materiais que constituem os containers trazem é o seu alto poder de reuso, já que possibilitam grande resistência, graças a qualidade do material, e consequentemente, alta durabilidade. Para você ter ideia, dependendo do uso, as estruturas modulares podem durar até cem anos.

Como o container surgiu?

Os containers surgiram da necessidade do comércio internacional de agilizar o translado de encomendas, e reduzir as tarifas de transporte, que até então eram absurdas. Além das tarifas abusivas, outro problema que envolvia o transporte de mercadorias era a perda dos produtos, que muitas vezes se quebravam, deterioravam e até se perdiam na viagem. 

É nesse cenário que, por volta de 1830, alguns países europeus se destacaram no comércio quando adotaram caixas para transportar encomendas. É válido ressaltar que essa utilização ficava, ainda, restrita ao transporte terrestre, já que as caixas transportavam carvão dentro do próprio continente europeu. 

Entretanto, em 1937, Malcom McLean teve a brilhante ideia de construir caixas grandes e de aço para que pudessem transportar grande quantidade de materiais sem perdê-los, e pudessem também ser transportadas em outras modalidades de transporte, como em navios. No navio container Colombo Express da Revell fica fácil visualizar fica super fácil enxergar como essa brilhante ideia de McLean iria transformar o mundo inteiro. 

navio container Colombo Express da Revell

Sendo assim, após o final da segunda guerra os containers começaram a circular em âmbito internacional, embora ainda fossem estruturas bem mais simples e menos seguras do que as estruturas modulares atuais.

Modernização do Container

Um dos grandes empecilhos da utilização dos containers era, sem dúvidas, como descarregá-los sem muito esforço. Para isso, levou-se alguns anos para desenvolver guindastes que suportem o peso das peças. 

No entanto, durante esse mesmo período, mais precisamente em 1967, alguns arquitetos ingleses observaram que os containers eram módulos bem resistentes, e que, desse modo, poderiam ser utilizados em outros ramos. 

Devido a sua estrutura de aço altamente resistente, e ao mesmo tempo leve, foi possível transpor esse modelo dos containers para a construção de casas.

Uso do Container na Construção Civil 

Após o período que marcou a modernização dos containers, as estruturas modulares ganharam novas utilizações, principalmente na construção civil, graças a sua resistência e durabilidade. 

Desse modo, essas estruturas passaram a figurar ambientes, não mais como meras obras temporárias. Mas sim como estruturas fixas. Sendo assim, é bastante utilizada na construção de edifícios completos, apartamentos luxuosos, estabelecimentos comerciais e escritórios. 

casa feita de container

Com tanta popularidade há de se perguntar: há algum benefício dos containers sobre a velha construção em alvenaria? A resposta é sim! A seguir listamos alguns benefícios: 

● Menor tempo de produção e implantação 
● Redução dos custos totais 
● Construção sustentável 
● Uso de materiais reciclados 
● Pode ser construído em lugares fechados 

Além dos benefícios, outro ponto positivo das estruturas modulares é sua versatilidade, o que permite que as mesmas possam ser utilizadas além da construção civil e do transporte. Sendo assim, as estruturas modulares também poder ser aplicadas com outras finalidades como: 

● Canteiro de obras 
● Alojamentos 
● Escritórios 
● Refeitórios 
● Depósitos 
● Escolas 
● Postos médicos 
● Estandes 
● Projetos Espaciais 
● Cozinha 
● Sanitário, dentre outros.

6 Tipos de containers

Agora que já conhecemos quase tudo sobre os containers, que tal conhecermos alguns dos diversos tipos de estruturas modulares?

● Dry Box: Esse modelo é um dos mais utilizados no transporte de cargas secas, como alimentos, roupas, móveis, dentre outros.

● High Cube: Esse container possui uma altura diferenciada, 30 cm a mais dos demais containers. Logo, é utilizado para transporte de cargas que necessitam de um sistema de refrigeração. Outra utilização desse modular é a construção de casas.

● Container com carregamento lateral: Equipado com portas laterais, que facilitam o carregamento e descarregamento. 

● Open Top: Também chamado de container abertura de topo, o open top é excelente para o transporte de mercadorias extremamente pesadas, ou para o transporte de matérias que não permitem o descarregamento ou carregamento pelas portas finais ou laterais. Para tanto, essa estrutura é equipada com um teto “falso”, feito de tecido, que facilita a abertura.

● Containers Isolantes: Esse tipo de estrutura cria uma espécie de microclima/barreira. Dessa forma, esse tipo de container é uma ótima opção para transportar mercadorias que não podem passar por bruscas mudanças de temperatura.

● Containers Refrigerados: Como o próprio nome já denuncia, os Containers Refrigerados possuem um isolamento que permite que o ambiente interno possua uma temperatura mais fria em relação ao ambiente externo. Portanto, esse tipo de estrutura é perfeita para o carregamento de produtos que precisam de temperaturas amenas, como carnes e demais alimentos, como café, cacau, sementes e cebolas.

Sem os containers o mundo não seria o mesmo

O ramo do transporte internacional de mercadorias sofreu uma grande revolução com a implementação de modulares para o transporte de diversos tipos de carga. Com o aprimoramento e modernização dessas peças, é possível garantir que a mercadoria chegue íntegra e em sua totalidade ao destinatário final. 

Entretanto, durante esse percurso de modernização, os containers puderam ser reaproveitados em outros ramos, tais como na construção civil, graças a sua resistência e durabilidade. Agora que você já sabe muito sobre o assunto, já está pronto para procurar o miniatura de container que mais combina com seu projeto no site da Lima Hobbies, a sua loja de hobby modelismo e colecionáveis.