Você sabe quando é o Dia do Ferroviário? Essa data que homenageia esses profissionais tão importantes para as ferrovias do Brasil e do mundo faz parte do calendário de todas as regiões. 

As ferrovias tiveram e continuam tendo grande importância para os transportes no país. E elas somente funcionam bem graças ao trabalho feito pelos ferroviários de diversas épocas da história do Brasil. 

Quem curte ferromodelismo sabe da importância do ferroviário. Então, nada mais justo que separar uma data do calendário para celebrá-los. No entanto, existem algumas curiosidades relacionadas a ela, inclusive uma segunda data para a comemoração. 

Para comemorar, você aprenderá a seguir alguns detalhes bastante interessantes sobre o Dia do Ferroviário. Confira! 

História das ferrovias 

Por vários séculos, a ferrovia era o principal meio de transporte do Brasil. Graças à construção delas conectando as regiões do país, era possível se locomover entre elas e enviar mercadorias para fazer negócios. 

Houve um grande boom de desenvolvimento das ferrovias brasileiras no governo do presidente Juscelino Kubitschek. Mesmo com a modernização de outras formas de transporte nos tempos atuais, as ferrovias ainda desempenham um papel fundamental para interligar o Brasil. 

Escolha da data do dia do Ferroviário

O dia 30 de abril foi escolhido como Dia do Ferroviário porque a inauguração da Estrada de Ferro Petrópolis (ou Estrada de Ferro Mauá) aconteceu nessa data em 1854. Ela possuía uma extensão aproximada de 14 km e ia do Rio de Janeiro até Petrópolis. 

Essa ferrovia foi a primeira linha de ferro brasileira, representando o início de uma longa história que é o relacionamento do Brasil com seus ferroviários. 

Também no Rio de Janeiro, em Resende, a Estação Engenheiro Passos, marcou história e virou até uma linda estação para locomitivas da Frasteschi para você recriar um pedaço super interessante da história do dia do ferroviário.

Outra data comemorativa para o dia do Ferroviário

A data de 30 de setembro foi escolhida como Dia do Ferroviário porque esse foi o dia da criação da Rede Ferroviária Federal (RFFSA), no ano de 1957. Então, há quem enxergue esse evento como mais significativo para a história ferroviária do Brasil. E esta locomotiva RFFSA da Frateschi é magnífica para representar o respeito a esta data comemorativa tão especial juntamente com o vagão fechado RRFA

locomotiva RFFSA da Frateschi para homenagear o dia do ferroviário

É por isso que existem pessoas que comemoram as duas datas como Dia do Ferroviário. Em ambas, o foco é a valorização desse profissional tão importante para os transportes do país. 

Mais comemorações 

Outros profissionais relacionados às ferrovias também têm suas datas comemorativas para receberem justas homenagens. Um exemplo são os maquinistas: o Dia do Maquinista é comemorado no dia 20 de outubro. 

A data foi escolhida por ser o dia de criação da Associação Dos Maquinistas e Ferroviários de São Paulo (AMAFER) em 1907. Em 2012, passou a ser data comemorativa a nível nacional após a publicação de um decreto de lei. 

Paixão por ferromodelismo 

Quem ama trens e ferrovias certamente entende a importância do Dia do Ferroviário. É ainda melhor quando essa paixão pode ser passada dos pais para os filhos graças à possibilidade de montar a sua própria ferrovia em miniatura em casa

O ferromodelismo se popularizou a partir de meados do século 19, tornando-se um passatempo de muita dedicação por quem deseja reproduzir ferrovias em seus mais mínimos detalhes. Hoje em dia, é mais fácil encontrar produtos para esse hobby graças à internet. 

Tendo em mente a importância do Dia do Ferroviário, fica nítido por que temos não apenas um, mas dois dias para celebrar esse profissional fundamental para os transportes de qualquer país. Quem é entusiasta de ferromodelismo e entende essa importância , também pode prestar a sua homenagem. 

Falando em ferromodelismo, aproveite para conhecer as várias opções de miniaturas incríveis que estão no catálogo da Lima Hobbies! Aproveite também para conhecer mais sobre o ferromodelismo no blog da Lima Hobbies!