O aeromodelismo, de acordo com a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), é uma tendência em colecionar miniaturas de aviões. Por se tratar de miniaturas, essas naves não podem ser tripuladas, e são pilotadas remotamente, com o auxílio de um controle remoto.
Desse modo, essas miniaturas podem ser dirigidas remotamente para fins de lazer ou para competições de aeromodelismo. Essa prática é realizada por fãs de aviões, que por paixão pela aviação ou sonho em pilotar aviões, colecionam essas miniaturas como verdadeiros troféus.
Entretanto, o aeromodelismo não se trata apenas de guardar em lugar de destaque essas miniaturas de avião, ou de pilotá-los em competições. Ele envolve também o estudo, com afinco, das partes componentes, das leis físicas que permitem que uma máquina gigantesca, como o avião, consiga planar no ar, dentre outros conhecimentos acerca da temática.
Dentro desse contexto, hoje falaremos um pouco sobre a geometria do avião, dando maior destaque a uma parte muito importante para a manutenção do voo: o dia spinner.
Sumário
Geometria do avião

Se você é fã de aviões, provavelmente, você já andou pesquisando como uma máquina tão gigantesca consegue planar no céu e ainda ser tão pesada, já que além da sua estrutura, também transporta pessoas e bagagens.
Esse feito só é possível graças a geometria das aeronaves. Para entendermos um pouco sobre isso precisamos conhecer as partes componentes do avião. De modo geral, um avião é composto de:
- Fuselagem: que nada mais que a lataria, propriamente dita, do avião
- Asas: que como o próprio nome já denuncia, permite que o avião plane no ar
- Hélices: que são verdadeiros “motores”
- Dia Spinner: parte responsável por “furar” o vento
- Estabilizadores Horizontais: outra parte constituinte do avião que permite planar
- Leme de direção: permite que o avião mude de direção
Juntas essas partes principais permitem que o avião voe longas distâncias sem sofrer muito com a resistência do ar e outros fatores físicos. Agora que já aprendemos um pouco sobre as partes constituintes de um avião, que tal entendermos como a sua junção atua no voo do mesmo?
Superfícies aerodinâmicas
O primeiro conjunto de peças que analisaremos são aquelas denominadas de aerodinâmicas. Elas são responsáveis pelo design externo da aeronave. Esse design é pré-estabelecido, e sua configuração permite que o avião tenha uma resistência ao avanço, porém não é a responsável por produzir força útil ao voo. Isso significa que não é capaz de sustentar por si só o avião no ar.
Os componentes que compõem a superfície aerodinâmica são:
- Dia Spinner
- Fuselagem
- Carenagem da roda(polainas)
Aerofólios
Essas componentes são responsáveis por promover força na hora do voo. Sendo assim, alguns elementos que compõem essa seção são:
- Hélices
- Asas
- Estabilizador
Dia Spinner
Dando enfoque às superfícies aerodinâmicas, falaremos agora sobre o dia spinner. No aeromodelismo, para montar um avião em miniatura é necessário comprar ou o avião montado, ou adquirir as peças separadamente, para em seguida, montar a miniatura.
Uma das peças fundamentais é o dia spinner. Em miniatura, esse componente é composto de duas partes, a ponta e a base. Ambas são juntas por meio de dois parafusos pequenos. Toda essa estrutura liga o centro da hélice, garantindo que a mesma não saia do lugar, e possa girar sobre o eixo do motor, transformando a energia produzida no motor em movimento.
Já que a maioria das pessoas prefere comprar as peças separadas para montar o seu aeromodelo, é necessário ficar atento às configurações. Uma dessas configurações se refere ao tamanho do dia spinner.
No mercado, estão disponíveis diversos tamanhos de spinner. Para garantir que o seu spinner venha sob medida, é interessante saber o diâmetro da base do spinner que se adeque ao seu avião. Além de observar esse tamanho, é interessante ficar de olho no furo central da sua base, já que é ele que entrará em contato com o eixo do motor.
Caso os tamanhos entre o eixo e o furo central sejam diferentes, será necessário reformular o furo com uma furadeira. O processo não é complicado, porém dará um pouco de dor de cabeça para aqueles que estão ansiosos para pilotar.
Outro ponto a se observar é o tipo de base do seu spinner. Preferia as bases que não sejam de plástico, pois essas facilmente se quebram.
Como instalar o dia spinner?
Agora que você já sabe o que observar na hora de comprar o seu dia spinner, falta entender como montá-lo ao restante do seu aeromodelo.
Primeiramente, você deve conferir o tamanho do furo central da sua base do spinner. Se o seu diâmetro não for igual ao tamanho do eixo será necessário aumentá-lo utilizando uma furadeira.
Agora que os tamanhos se igualaram, basta encaixar a base do spinner ao eixo, em seguida adicionar a hélice, uma arruela e uma porca para prender a hélice a base. Por fim, deve-se colocar a ponta do spinner e parafusá-la na base. Agora o seu dia spinner está instalado.
Outro ponto que se deve ressaltar é que pode correr o risco da ponta do spinner não encaixar na sua hélice. Nesses casos, você pode retirar alguns centímetros das aberturas de encaixe. Assim o encaixe terá o tamanho das hélices.
Conclusão
O aeromodelismo, pela própria ANAC, é uma modalidade de colecionadores que adquirem miniaturas de aviões para que possam pilotar por lazer ou em competições. Mas além de admirarem a beleza desses modelos, os apaixonados por aviação precisam dominar, também, a geometria dos aviões para que possam aprimorar a montagem de suas miniaturas. Umas das componentes imprescindíveis dos aeromodelos são os dia spinners, peça que compõe os componentes de superfície aerodinâmica, e que é responsável por ligar a hélice ao eixo do motor. Para não errar na compra dessa peça, fique atento ao diâmetro da base e ao diâmetro do furo central da base.
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