Já pensou em fazer o seu próprio diorama? Essa é uma forma bastante criativa de representar uma cena, além de usar toda a sua criatividade para transformá-la em realidade.

Diferentemente do que pode parecer, fazer um diorama não é algo difícil. Basta planejar muito bem como será a cena dele e contar com os materiais certos que garantam um bom visual para todos os seus elementos.

Vamos lá? Confira a seguir qual é o passo a passo para fazer o seu diorama de forma fácil!

Planeje o seu diorama

Antes de começar qualquer coisa, é sempre importante planejar. No caso de um diorama, você pode usar um pedaço de papel para desenhar mais ou menos como você quer que fique o seu produto final.

Lembre-se de ressaltar cores e materiais que deseja utilizar em cada parte, além de quaisquer outros detalhes importantes que tenham impacto na construção do diorama.

Crie a sua lista de materiais

Depois de planejar como será o seu diorama, chega a hora de criar a lista dos materiais que você irá utilizar. Isso é importante para que você faça apenas uma única compra e nada fique faltando.

Aqui, é necessário levar em consideração o tamanho do diorama para que você possa coletar o volume adequado de materiais. A base do diorama costuma ser de madeira ou algum outro material mais resistente, dependendo do seu orçamento. Os principais materiais para construir seu diorama você encontra na Lima Hobbies.

Comece pelo fundo

A melhor forma de começar a montar o seu diorama é criar o fundo dele. Por exemplo, caso seja uma paisagem natural, o fundo costuma ter montanhas, lagos, o céu ou até mesmo um cenário urbano.

Nesse momento, você pode usar desenhos prontos ou criar os seus próprios. Use tinta marcante para que o cenário se destaque apesar dos elementos à frente.

Cole os demais elementos

Feito o cenário de fundo, chega a hora de colar os demais elementos do seu diorama. Volte ao seu planejamento, veja as construções ou vegetações que você previu. Em seguida, utilize os seus materiais para construir a cena.

Tome cuidado para sempre preservar a perspectiva. Mantenha a base do diorama na direção correta e mantenha os elementos sempre voltados para a direção em que ele será visto.

Pendure objetos opcionais

O seu diorama também pode ter elementos pendurados no teto dele para compor ainda mais da cena. É o caso, por exemplo, de um sol, pássaros voando ou até mesmo um lustre caso a construção seja um ambiente interno.

Prefira usar uma linha invisível de plástico. A falta de coloração fará com que os objetos não pareçam estar pendurados.

Preserve seu diorama

Depois de montar o seu diorama, é importante protegê-lo para que não seja facilmente danificado. Você pode fechá-lo usando uma placa transparente ou até vidro.

Além disso, tome cuidado em relação ao lugar onde você irá armazená-lo ou exibi-lo em sua casa. É importante que também receba a devida iluminação para que sempre seja visível.

diorama fundo verde - blog Lima Hobbies

Pronto! Agora você já sabe de tudo o que precisa fazer para fazer o seu próprio diorama. Basta seguir o passo a passo acima e, ao seguir cada etapa, colocar o máximo de dedicação e criatividade para criar uma cena realmente cativante.
Você pode encontrar todos os materiais que você precisa para construir os seus cenários em miniatura na Lima Hobbies. Acesse o site e conheça as opções!