O ferro como material tem uma história riquíssima, sendo intimamente ligado ao progresso da humanidade como civilização. Sua importância foi tão grande que provocou uma verdadeira revolução quando foi desenvolvido, sendo útil para as pessoas até hoje. 

Todo esse histórico culmina na criação e desenvolvimento das ferrovias. Aliás, isso vale não só para os grandes trilhos como também para as pequenas estações de ferrorama,  para os adeptos do ferromodelismo. O ferro conecta inúmeras gerações de pessoas, desde os povos de antigamente que dependiam desse meio de transporte para a locomoção e envio de objetos, mas também  os do presente, que ainda usam para essas mesmas finalidades e muitas outras. 

Ficou com curiosidade de saber mais sobre essa história? A seguir, estão destacados os tópicos mais importantes! 

A descoberta do ferro 

Existiu um período histórico que hoje denominamos de Idade do Ferro. Ela aconteceu aproximadamente entre 500 a.C. e 332 a.C. Foi durante essa época que surgiu a metalurgia, a partir do conhecimento desenvolvido pelas civilizações da época em relação ao ferro e seus derivados. 

Diversas partes do mundo chegaram à Idade do Ferro em tempos diferentes, conforme a descoberta desse material se tornava realidade para seus povos. Esse conceito somente foi evoluir muitos séculos depois, com a invenção do aço. 

A criação dos trilhos 

O transporte sobre trilhos de madeira não era visto como eficiente, já que não permitia altas velocidades nem peso. Com a facilidade de produção e abundância de sua matéria-prima, o ferro era o material perfeito para interligar as regiões do mundo. 

Origem do ferro e influências na história do ferromodelismo - Trem

É por isso que ele foi escolhido como o ingrediente que faltava para a criação de trilhos e ferrovias. A época era ideal: acabava de ter sido desenvolvida a locomotiva a vapor, que permitia alcançar uma ótima performance. 

A popularização das ferrovias 

O transporte ferroviário se tornou fundamental para vários aspectos da vida das pessoas de todo o mundo. Quem precisava visitar outras cidades fazia uso do trem, que também servia para transportar cargas. 

Estrada de Ferro Petrópolis – Primeira estrada de ferro do Brasil

A primeira linha de ferro do Brasil foi construída em 1854, a Estrada de Ferro Petrópolis. Com aproximadamente 14 km de extensão, ela ligava o Rio de Janeiro até a cidade de Petrópolis. 

O surgimento do ferromodelismo 

Considerando o quão fundamental é o transporte ferroviário, era natural que ele acabasse conquistando a admiração e fascinação das pessoas. Os mais fanáticos mergulharam no ferromodelismo, como é chamada a prática de construir ferrovias em miniatura com detalhes altamente fieis. 

Estima-se que as primeiras miniaturas de ferromodelismo foram criadas no século 19 pelos alemães. Elas eram feitas de latão e usavam motor de relógio para obterem sua carga de funcionamento. 

Com a evolução de tecnologia, o ferromodelismo moderno já pode fazer uso de artigos eletrônicos para funcionar, como exemplo esse trem elétrico de carga. As miniaturas também são mais ricas em detalhes, sem contar o melhor funcionamento das ferrovias. 

Viu só como o ferromodelismo tem uma ligação forte com a história da humanidade? O ferro tem um papel fundamental na vida das pessoas há mais de mil anos, culminando em um hobby que traz prazer para uma comunidade muito apaixonada. Se você curte ferromodelismo, sabe da importância do ferro para que uma ferrovia funcione, independentemente do tamanho dela. 

Gostou de conhecer a origem do ferro e a base de todo o Ferromodelismo?

E você, qual é a sua história com o ferromodelismo? Deixe um comentário contando como começou a sua relação com esse hobby!

Se você achou esse tema interessante, saiba que nós da Lima Hobbies temos esses produtos e muitos outros na nossa loja de produtos para coleções e artigos para hobbies pessoais.

Se você é curioso(a) e gostaria de conhecer mais sobre esse incrível mundo de coleções e hobbies leia mais artigos incríveis como esse no nosso blog da Lima Hobbies.

Gostou desse conteúdo? Compartilhe com os amigos!