Ir a um festival de anime é uma excelente forma de conhecer gente com hobbies similares aos seus, encontrar produtos que não estão em lojas convencionais e se deslumbrar com cosplays extremamente bem elaborados. 

Então, é importante saber quais são os principais festivais de anime do mundo para já começar a se programar para as viagens. Já pensou em como eles podem ser incríveis? Basta garantir a passagem e o passaporte para ter essa conexão cultural tão legal. 

A seguir, selecionamos os melhores festivais de anime do mundo com informações adicionais sobre cada um deles. E você já pode se preparar deixando a casa animada com figuras de heróis de anime

Anime Expo (Los Angeles, EUA) 

A Anime Expo é o maior e mais antigo festival de anime dos Estados Unidos. Ela começou em 1992 e até hoje acontece na cidade de Los Angeles, na Califórnia. Com cerca de 100 mil visitantes em cada edição, é a escolha para quem ama o universo da cultura japonesa, geek e nerd. 

Entre as atrações estão cosplays, shows, vendas de produtos, lançamentos exclusivos e participações especiais de artistas e dubladores. 

Comiket (Tóquio, Japão) 

A Comiket é o maior evento de cultura pop japonesa do mundo e tem a sua casa no próprio Japão. Além de ter um grande número de atrações, desde convidados especiais até lançamentos de produtos exclusivos, ela acontece duas vezes ao ano. 

Também conhecida como Comic Market, a Comiket tem um foco maior em mangás. Mas, claro, é um grande festival dedicado a todos os derivados da cultura japonesa, tendo também bastante espaço para animes, games e outros. 

Anime Friends (São Paulo, Brasil) 

Sim, é claro que tem festival brasileiro nessa lista. A Anime Friends é a convenção de anime mais famosa do Brasil e se tornou um evento obrigatório para todos os fãs de cultura japonesa no país. Costuma acontecer todos os anos em São Paulo, atraindo visitantes de todas as regiões. 

A Anime Friends existe desde 2003 e é a única de seu tipo em toda a América do Sul. Na edição de 2019, cerca de 60 mil pessoas passaram pelo centro de convenções onde foi organizada. Com a pandemia da Covid-19, as edições seguintes foram canceladas. 

AnimeJapan (Tóquio, Japão) 

É difícil competir com os pais do anime quando se trata de festival, né? Em uma lista como essa, não poderíamos deixar de falar do Anime Japan. Ela é organizada pelas principais empresas de entretenimento do país asiático.

Isso faz com que seja sempre um dos primeiros locais em que os lançamentos mais importantes do ano são anunciados, além de reunir artistas, dubladores e outras celebridades em seus salões. Para quem sonha em viajar para o Japão, experimente marcar o passeio para o período da AnimeJapan. 

Sana Fest (Salvador, Brasil) 

O Nordeste também está representado quando falamos sobre os melhores festivais de anime do Brasil. O Sana Fest tem atrações relacionadas a todas as vertentes da cultura pop japonesa, contando até com cada vez mais convidados ilustres ano após ano. 

O evento também atrai ilustradores locais em seu Artists Alley, que expõem as suas criações inspiradas no universo dos animes e mangás. Outro aspecto da programação é centrado nos games. 

O que achou dessa lista com os melhores festivais de anime do mundo? Essas são excelentes opções para quem deseja estar em um ambiente feito para respirar cultura japonesa em suas diversas formas. Se você curte anime, mangá e outros expoentes do Japão, basta escolher os eventos que estão mais próximos de você e se programar. 
Aliás, para quem curte cultura japonesa, vale a pena conferir as opções de miniaturas e action figures dos principais animes da atualidade no Lima Hobbies!