Você é fã de autorama? Esse hobby atravessa gerações e conquista cada vez mais entusiastas apaixonados por velocidade e miniaturas. Você conhece a história do autorama?

Tem tanta história por trás do autorama que até os mais fanáticos podem não fazer ideia. Esse tipo de brinquedo é bastante antigo e ainda hoje retém muitas das características de seus ​​primeiros modelos.

Neste post, você aprenderá tudo o que sempre quis saber sobre a história do autorama e mais algumas curiosidades sobre esse brinquedo tão fascinante. Confira!

O que é o autorama?

O autorama é um tipo de pista que usa a eletricidade para conduzir automóveis em miniatura ao longo de seu percurso. Geralmente existe mais de uma faixa que comporta um carro, o que possibilita uma disputa entre os jogadores sobre quem chegará primeiro à linha de chegada.

Esse é um brinquedo que sempre foi muito popular no Brasil e até hoje tem entusiastas que se mantém fiéis a ele. Com o passar dos anos, foram surgindo novos modelos de autorama com pistas mais complexas que fazem uso da tecnologia para criarem disputas mais emocionantes e realistas.

As escalas 1/32 e 1/24 são as mais comuns em utilização no autorama. Manter-se dentro da escala correta possibilita utilizar os automóveis em miniatura que o jogador quiser e customizar a experiência com o autorama.

Como surgiu o autorama?

Os primeiros autoramas surgiram a partir de 1912, sendo fabricados pela empresa Lionel, nos EUA. Eles eram bem parecidos com as versões que temos hoje, mas o controle independente de velocidade entre as múltiplas faixas era uma tecnologia que vinha opcionalmente.

Na década de 1930, o hobby em torno do autorama já tinha se tornado bastante sério. As escalas 1/16 e 1/18 tornaram-se consolidadas, além de contarem com motores de combustão interna e do tipo glow.

Os primeiros autoramas elétricos surgiram a partir da década de 1950, deixando de ser inspirados em ferrovias para terem faixas elétricas. Também foi nessa época em que começaram a surgir as primeiras disputas oficiais desse hobby.

E a história do autorama no Brasil?

A chegada do autorama no Brasil aconteceu em 1963 pelas mãos da loja Mobral Modelismo, em São Paulo, que começou a importar os modelos norte-americanos. Logo depois, a Estrela obteve a licença para produzir autoramas nacionalmente.

O grande lançamento do autorama no Brasil foi associado à imagem de Emerson Fittipaldi, que estreava na Fórmula 1 naquela época. A versão do autorama dele também vinha com circuito elétrico, sendo relançada várias vezes depois com os nomes de outras estrelas das pistas, como Ayrton Senna (veja as miniaturas de carros de corrida de Ayrton Senna) e Nelson Piquet.

O hobby também é coisa séria para muita gente que abraça o lado competitivo do autorama. O Campeonato Brasileiro de Autorama não só reúne os principais competidores desse esporte como também serve de ponto de encontro para os maiores entusiastas das corridas em miniatura.

Agora você já sabe muito mais sobre a história do autorama e como ele se desenvolveu por aqui. Esse é um hobby que traz satisfação a muita gente, permitindo criar corridas em miniatura do jeito que os jogadores quiserem para que as emoções tenham tudo a ver com seus gostos.
Se você curte autorama ou está pensando em entrar para esse mundo tão fascinante, é só passar na loja da Lima Hobbies para encontrar tudo o que você precisa para se divertir!