Assim como a Fórmula 1, a Stock Car também tem um grande papel na história das corridas automobilísticas no Brasil. Criado na década de 1970, essa modalidade foi inspirada na Nascar, que ocorria nos Estados Unidos. Por aí, já se vê porque a miniatura Stock Car é tão emocionante.

Com o interesse de trazer algo parecido ao Brasil, uma espécie de competição com carros do dia a dia, a Chevrolet deu os primeiros passos para isso acontecer, dando assim, o pontapé inicial à Stock Car, especificamente em 1977. 

Contudo, a primeira corrida aconteceu apenas 2 anos depois, em 1979, no Rio Grande do Sul. Nesta competição, os carros ainda tinham o design de carro de passeio, mas sem seu revestimento interno, com o intuito de deixar o veículo mais leve. 

Stock Car vira um sucesso

Não demorou muito para a corrida se tornar um sucesso e na já década de 1980, a competição revelava grandes nomes de pilotos. 

Em 1982, chegou a vez da Stock Car fazer sua primeira competição fora do Brasil. O evento aconteceu em Portugal, no autódromo Estoril. Já nesse período os carros perderam quase todas as características de automóveis de passeio e foram se adequando ao visual e à segurança de veículos de corrida que conhecemos hoje em dia. 

Em 2005, a competição bateu mais um recorde com a participação de 40 pilotos num único evento. Isso nunca tinha acontecido na história da Stock Car antes. 

E a companhia só coleciona marcos importantes, além de ser uma das corridas assistidas no Brasil, ela ainda conta com 8 pilotos que já passaram pela Fórmula 1. 

Os carros mais marcantes da Stock Car 

Um dos pontos fortes da Stock Car no começo da sua história era dar entretenimento para os amantes de corridas usando carros do dia a dia. Até chegar aos dias atuais e abandonar de vez esse “design”, muitos automóveis emblemáticos passaram pela competição. 

Sem dúvida nenhuma que o mais importante entre eles foi o Opala, que ainda usava todo o revestimento do carro que era vendido nas concessionárias da Chevrolet. Contudo, com equipamentos de segurança adequados e até bem sofisticados para a época, além de alguns traços de aerodinâmica que ajudavam o veículo a ter um desempenho melhor na pista. 

Outro veículo da Chevrolet que marcou história no evento foi o Ômega, usado em 1994. 

Miniatura Stock Car dos carros dos pilotos mais importantes 

Apesar dos carros serem as estrelas nessas competições, eles não estariam ali se não tivesse alguém atrás do volante para comandá-los, ou seja, os pilotos. 

Como dito, a Stock Car revelou nomes que se tornaram importantíssimas nas competições, a começar por Chico Serra e Thiago Camilo. 

Chico Serra foi piloto da Fórmula 1 em 1981 pela Fittipaldi. Na Stock Car, foi tricampeão por três anos seguidos: 1999, 2000 e 2001. E é claro que tem miniatura stock car do carro de Chico Serra de 1999.

miniatura stock car - lima hobbies

Já Thiago, apesar de nunca ter sido campeão da Stock Car, tem 18 vitórias no evento, tendo participado de 43 pódios e 13 pole positions. E tem uma miniatura stock car da Ipiranga Racing de 2015.

Além deles, a Stock Car já teve outros grandes nomes, como Paulo Gomes, Daniel Serra – filho do Chico -, Ângelo Giombelli, Cacá Bueno e Rubens Barrichello, que deixou a Fórmula 1 para se dedicar a essa outra competição. O que faz mais do que sentido, já que o piloto era totalmente esquecido por fazer parte da mesma equipe que Michael Schumacher. 

Carros em miniatura da Stock Car

Se você é apaixonado não só por carros em miniatura, mas especificamente pelos veículos da Stock Car, não deixe de acessar o site da Lima Hobbies, por lá você vai achar diversos modelos que já estiveram presentes na competição. 

E falando neles, venha nos contar nos comentários qual o seu modelo e seu piloto preferido – ativo ou não – da Stock Car.