Também conhecido como cimento solvente, o Poly Cement nada mais é que uma cola à base de solvente. Assim como os demais tipos de cola, o Poly Cement é utilizado para a união de duas superfícies.  

Sendo assim, o Poly Cement promete unir objetos não muito pesados, o que confere a reversibilidade dessa união. Desse modo, esse tipo de cola é amplamente utilizado na construção civil, para unir canos de PVC, bem como no plastimodelismo.

Percebendo tamanha importância desse produto, hoje trouxemos um artigo sobre o que é o Poly Cement e como usá-lo.

O que é o plastimodelismo?

De modo geral, o Poly Cement tem uma grande utilização. Entretanto, hoje focaremos no seu uso no plastimodelismo. Porém, antes de tudo é preciso entender do que se trata essa arte. O plastimodelismo se conceitua como a construção de miniaturas que representam objetos reais. Como exemplo podemos citar a construção de pequenos tanques de guerra, o aeromodelismo, dentre outros. 

Na Lima Hobbies você encontra todos esses tipos de produtos com uma vasta variedade de opções. Visite nossa seção de Plastimodelismo!

Sendo assim, para a construção dessas miniaturas é possível utilizar diversos materiais. Porém, normalmente se é investido em peças de plástico, que juntas formam o objeto desejado, que afinal são verdadeiras obras de arte.

             Dentro desse contexto, você deve estar se perguntando: então aquele enfeite plástico utilizado como decoração da minha casa pode ser considerado um plastimodelismo? Embora estejamos tentados a pensar assim, o plastimodelismo não abarca esses objetos.

O objetivo do Plastimodelismo e o papel do Poly Cement

             No plastimodelismo o principal objetivo não é ter um objeto de enfeite, mas sim imitar a realidade em miniaturas plásticas. Logo, as construções seguindo esse modelo copiam cada detalhe do objeto original. Desse modo, os objetos são construídos em 3D, e por esse motivo podem até ser usados como referências, em pequena escala, do objeto original.

             Porém, não pense que montar essas peças é fácil. Ao contrário do que muitos pensam, o plastimodelismo é rigoroso, e para construir uma verdadeira obra de arte é preciso seguir um manual e ter as ferramentas e os materiais corretos.

             Por ferramentas e materiais entendam: Poly Cement, peças do objeto que se deseja montar, pequenas chaves Philips e de fenda e alguns alicates.

Materiais para o plastimodelismo

             Já que falamos das ferramentas e materiais, que tal conversarmos sobre os mais utilizados? Em nossa loja você desfruta das melhores opções de materiais e ferramentas para plastimodelismo, assim seu hobby fica completo! 

Cola

             Um dos principais componentes do plastimodelismo é, sem dúvidas, a cola. No início dessa arte as colas eram adquiridas em verdadeiros tubos gigantescos. Atualmente, existem diversos tipos de colas, em potes menores, que facilitam muito o trabalho.

             Um dos principais tipos de cola, que mais se assemelha a um cimento, é o Poly Cement, que é uma cola à base de solvente, que possui a capacidade de juntar pequenos pedaços de plástico com uma rapidez absurda. Esta incrível cola está disponível em nossa loja, confira!    

             É válido ressaltar que o Poly Cement só pode ser usado, exclusivamente, em peças plásticas. Outro ponto que deve ser destacado é que por ser à base de solvente a cola tende a evaporar, e por isso, é necessário cuidado na hora de manusear.

Alicates para plástico

             As ferramentas certas são essenciais para a execução de um projeto sólido e bem estruturado. Desse modo, uma das ferramentas mais utilizadas no plastimodelismo são os alicates para plástico. Eles permitem reformular o plástico para se adaptar melhor ao formato das demais peças, por meio de pequenos cortes e remoção de excesso. Sendo assim, para facilitar essa tarefa, há no mercado diversos alicates de diferentes tamanhos.

Estilete

             Assim como os alicates, os estiletes são utilizados para cortar e remover excessos. Entretanto, por serem mais compactos, os estiletes auxiliam na raspagem, e atingem locais mais difíceis de serem alcançados por outra ferramenta. Um kit completo com essas ferramentas fundamentais para seu hobby você encontra em na loja da Lima Hobbies.

Poly Cement

             Para montar a sua miniatura plástica é necessário adquirir as peças. Normalmente, quando você as compra, elas vêm em pequenas cartelas plásticas. Desse modo, as peças devem ser destacadas, ajustadas, e por fim coladas.

             Para tanto são utilizadas colas especiais, como o Poly Cement, que são a base de solvente, e por isso, facilitam e tornam todo o processo de colagem mais rápido. Porém, o seu poder de fixação pode ser reversível facilmente, caso, por exemplo, você cole peças que não se encaixam.

Como utilizar o Poly Cement?

             O procedimento para a utilização dessa cola se assemelha às demais. Para que não haja erros, é necessário seguir o manual de instruções, que vem junto com as peças da sua miniatura. Assim, você saberá que partes devem ser unidas.

             Após identificar cada parte, basta adicionar Poly Cement nas juntas das peças, e em seguida juntá-las, e por fim, aplicar um pouco de pressão para auxiliar na colagem. Fácil, né?

             Entretanto, se as peças que você visa juntar são peças que receberam pressão ou peso de outras peças, é preciso caprichar na cola. Entretanto, só o Poly Cement não vai ser suficiente. É necessário utilizar outras colas em outras partes da peça, como na parte externa das juntas.

             Para esse processo, existem outras colas, como as instantâneas, que colam imediatamente após a aplicação; as colas de bico dosador fino, que auxiliam na deposição de cola em pequenas quantidades e em locais de difícil acesso, dentre outras.

             Além disso, para garantir a fixação, você pode optar por amarrar as duas peças durante o período de cura da cola. Assim você terá a garantia de que as peças não saem do lugar, e que estão em real contato enquanto a cola endurece.

Produtos recomendados para você:

Conclusão

miniaturas de plástico

             O plastimodelismo é uma arte que visa esculpir miniaturas de alguns objetivos da vida real. Sendo assim, as réplicas construídas, seguindo essa lógica, tendem a ser fiéis aos objetos reais, inclusive nos mínimos detalhes.

             Para tanto, é necessário garantir que todas as peças estão no devido lugar, e que estão fixadas da melhor forma. Portanto, para isso são utilizadas super colas, como o Poly Cement, que são à base de solvente. Por esse motivo, são ideais para a união das peças plásticas, permitindo que o objeto final fique lindo e com um acabamento impressionante.Estes acessórios e outros produtos para plastimodelismo você garante com as melhores condições de pagamento e envio na loja da Lima Hobbies. Acesse e garanta a diversão no seu hobby!