É difícil encontrar alguém que não tenha ao menos uma pequena fascinação pelas maquetes. Elas são capazes de reproduzir uma fatia da realidade de forma menor, podendo reunir familiaridade ou algum lugar imaginário.

maquete realista

Conheça o que é a maquetaria

A criação de maquetes, também chamada de maquetaria, é uma ótima forma de exercitar a criatividade das crianças. Ter um mundo em miniatura dentro de casa desperta a paixão de diversas gerações sem que existam limites para a imaginação. Além disso, é uma atividade capaz de cativar tanto os meninos quanto as meninas. 

Criar uma maquete com os filhos é uma ótima forma de passar o tempo. Para isso, é necessário saber quais os passos necessários para concretizar esses planos. Assim, vocês chegarão a um resultado de alta qualidade capaz de deslumbrar quem olhar. 

Abaixo, estão destacados os primeiros passos que você deve seguir ao trabalhar com maquetaria com a família. Confira! 

Preparativos iniciais 

Antes de começar a montar uma maquete com os seus filhos, junte-se a eles e tente pensar em conjunto sobre o que ela será. Será qual tipo de cenário? Quantos detalhes terá? Se preferirem, vale a pena fazer um rascunho rápido usando lápis e papel. 

Esse também é o momento de separar os materiais necessários para começar na maquetaria. São eles: 

● uma base de madeira; 

● pedaços de isopor; 

● bastante papel, de preferência de várias cores; 

● papel de seda de várias cores; 

● caixas de vários tamanhos (podem ser de fósforo, remédios, leite etc.; 

● tesoura e régua; 

● tinta de múltiplas cores. 

Os melhores produtos para iniciar seu hobby em maquetaria você encontra no Lima Hobbies. São diversas opções para agradar todos os estilos de miniaturas!

Precauções com crianças 

A maquetaria é um hobby acessível a crianças de várias idades, mas é preciso tomar alguns cuidados com o manuseio de alguns materiais com as crianças mais novas. Experimente deixar os mais jovens responsáveis pelas ideias e os mais velhos com a execução. 

Outra opção é dar aos pequenos algumas tarefas mais seguras. Por exemplo, usar tinta é algo que ativa bastante a criatividade e dá uma sensação de realização a quem se responsabiliza por colorir o cenário. 

Criação dos cenários da maquete

Tomando como base o rascunho que vocês criaram, basta delimitar cada área da madeira que está sendo usada de base. Sobre ela, comece a inserir mais pedaços de madeira ou de isopor para criar o relevo. 

Tendo definida a geografia da maquete, o próximo passo é colocar as suas construções e demais objetos. Essa é uma tarefa que pode unir toda a família, com cada integrante se dedicando a uma área. 

Produtos que você pode gostar para incluir em suas maquetes:

Uso de miniaturas em maquete

Nem tudo na sua maquete precisa ser feito de caixas. Fica muito mais bonito se você usar miniaturas autênticas, que são criadas com o intuito de reproduzirem com fidelidade a aparência daquilo que buscam representar. 

Um exemplo de segmento bastante rico em questão de miniaturas é o de automóveis. É possível achar opções que trazem as características mais fieis de veículos reais, dando à sua maquete um aspecto muito mais realista. 

Acessórios para sua maquete

Também existem outras possibilidades de miniaturas para aprimorar sua maquetaria. É o caso, por exemplo, de diversos tipos de animais, pessoas, máquinas, objetos e até reproduções fiéis de filmes e séries. Exemplares como este você encontra na seção de maquetaria em nossa loja!

Agora você já tem todas as informações que precisa para curtir a maquetaria com os seus filhos. Essa é uma atividade perfeita para reunir toda a família, com várias faixas etárias. Comece a planejar como será a sua maquete e permita que todo mundo se apaixone por essa arte tão gratificante. 

miniaturas para maquetes

tag title: Acessórios para a maquetaria

tag alt: miniaturas para maquetes

Está precisando de ajuda para encontrar boas miniaturas para usar em suas maquetes? Basta conferir as opções da Lima Hobbies!
Gostando de conteúdo? Não se esqueça de compartilhar este artigo e visitar outros artigos no blog da Lima Hobbies!