Sumário
Rádio Controle seu hobby com as próprias mãos
Em meio às mais variadas práticas de modelismo, você certamente já ouviu falar de uma das mais tradicionais delas, a que utiliza o rádio controle. O rádio controle nessa atividade é utilizado para movimentar alguns meios de transporte como:
- carros,
- barcos
- e aviões.
Os modelos são réplicas em escalas menores, controladas por ondas de rádio. Diferente do autorama, por exemplo, neste caso, não há trilhos, nem nenhuma espécie de guia. O carro, avião ou barco, vai onde o piloto determinar.
O funcionamento é bastante simples. A transmissão de comandos é feita pelo rádio controle que fica nas mãos do piloto. No modelo escolhido, fica um receptor que capta esses sinais com as coordenadas para executar funções como:
- aceleração do motor,
- freio,
- ré,
- movimento para a direita e para a esquerda entre outros.
Como explicamos anteriormente, neste caso, o modelo é controlado por meio de um transmissor de radiofrequências, que podem ser FM, AM, PCM (para sistemas de rádio mais antigos, porém ainda muito utilizados); Ou pelos sistemas mais modernos que utilizam a frequência 2.4 GHz. Hoje é tudo 2.4GHz. Apenas brinquedos utilizam frequência FM.
Modalidades de rádio controle
Rádio controle – Aeromodelismo
O aeromodelismo é o nome dado ao conjunto de atividades que envolvem a construção e a pilotagem de modelos, em escala reduzida, de aeronaves e espaçonaves.
O miniaturismo de aeronaves é dividido em algumas categorias, entre elas, a de rádio controlado que é o nosso foco aqui. A título de curiosidade, as outras categorias são:
- VCC ou U/Control e,
- Voo livre.
Os aeromodelos têm tamanhos muito variados, de miniaturas a escalas de até 50% da aeronave original.
Tipos de aeromodelos
Existem classificações para os diferentes tipos de aeromodelos. Algumas delas são:
- Giant (gigante),
- escala (réplicas das aeronaves originais),
- trainer (ou treinador);
Modelos de aeromodelos para iniciantes
E os modelos mais indicados para iniciantes:
- biplano (com 2 asas), Não é indicado para iniciantes. O conjunto de asa dupla e cauda curta, comum nesses modelos, faz com que as reações dos comandos sejam mais ariscas.
- pylon – modelos de alta velocidade, (não é indicado para iniciante pelo reflexo exigido na pilotagem)
- Jets (jatos), etc. (não é indicado para iniciante pelo reflexo exigido na pilotagem e complexibilidade na lida com o motor a jato)
- Modelos de asa alta e planadores são os mais indicados para iniciantes pois suas asas maiores e mais largas possibilitam maior sustentação do ar proporcionando um voo mais equilibrado, lento e facilidade de pairar no ar. Dessa forma a aprendizagem dos controles e interpretação das reações no modelo ficam mais perceptivas e fáceis de serem corrigidas..
Modelos das aeronaves
Os motores das aeronaves podem ser:
- A combustão: em sua grande maioria motores do tipo glow, com um cilindro, de dois ou quatro tempos e movidos a uma mistura de metanol, lubrificante e nitrometano. Para os modelos de maiores dimensões, existem também motores dois tempos movidos a gasolina.
- A jato: réplicas em miniatura de uma turbina aeronáutica real, movidas a combustível de jato.
- Elétricos: motores escovados (brushed) ou sem escova brushless movidos a baterias recarregáveis de níquel-cádmio, níquel metal hidreto, ions de lítio ou lítio-polímero.
Rádio controle – Automodelismo
O automodelismo é uma das modalidades mais populares em que se utiliza o rádio controle. Como se pode imaginar, a atividade consiste em pilotar automóveis com controle remoto.
É um prato cheio para quem gosta de velocidade, pois os carrinhos atingem marcas impressionantes.
Automodelismo on road e off road
No automodelismo, existem dois grupos principais: on road e off road. Os modelos on road são para pistas asfaltadas e são muito semelhantes aos carros da stock car. Já os off road são para terra ou terrenos acidentados.
Escalas no automodelismo
Para cada grupo existem categorias que determinam seu tamanho. As mais comuns são 1/5, 1/8 e 1/10. Estes números representam escalas que têm como base, os carros reais. Por exemplo: Um automodelo 1/10 tem um décimo do tamanho de um carro real.
E você sabia que o automodelismo rádio controlado conta com campeonatos estaduais, nacionais e mundiais?
Rádio controle – Nautimodelismo
Nautimodelismo ou naviomodelismo é a construção de peças reduzidas de modelos náuticos, como: veleiros, barcos e navios tanto civis quanto militares e até transatlânticos.
Sabia que existem réplicas construídas há mais de 4 mil anos? Pois é! É uma atividade realmente muito antiga e que até hoje encanta adultos e crianças.
Você deve estar se perguntando, com que finalidade, essas réplicas eram utilizadas há tantos anos? Bom, uma das finalidades dessas miniaturas em seus primórdios era representar a um cliente, como o modelo real ficaria depois de pronto.
Modalidades de nautimodelismo
Hoje em dia, o nautimodelismo é dividido em duas modalidades. O modelismo naval estático, também conhecido como modelismo de vitrine. E o modelismo navegável, sendo este o mais praticado no Brasil.
Mão na massa, ou não para montar sua peça de modelismo?
A maioria das peças de modelismo vem montada de fábrica, mas há quem se anime a montar por conta própria. Nesse caso, os kits vêm totalmente desmontados e o modelista pode escolher:
- rádio,
- bateria,
- carregador
- e inclusive a tinta para personalizar a pintura.
Vale lembrar que uma reprodução confeccionada em escala, geralmente tem um custo um pouco mais elevado, pois se trata de uma reprodução praticamente exata do modelo original. Uma maneira de baratear este hobby é partir para a reprodução oitiva. Que significa desenvolver o modelo com base na observação do objeto a ser imitado.
Venha conhecer o e-commerce da Lima Hobbies, tradicional loja de hobby modelismo e colecionáveis! Lá você encontra produtos de plastimodelismo, rádio controle, miniaturas, action figures, board games, ferromodelismo e autorama! É um universo de colecionáveis esperando por você! Divirta-se com este universo maravilhoso!
Comentários