Rádio Controle seu hobby com as próprias mãos

Em meio às mais variadas práticas de modelismo, você certamente já ouviu falar de uma das mais tradicionais delas, a que utiliza o rádio controle. O rádio controle nessa atividade é utilizado para movimentar alguns meios de transporte como: 

  • carros, 
  • barcos 
  • e aviões.

Os   modelos   são   réplicas   em   escalas   menores,   controladas   por   ondas   de   rádio. Diferente  do  autorama,  por  exemplo,  neste  caso,  não  há  trilhos,  nem  nenhuma espécie de guia. O carro, avião ou barco, vai onde o piloto determinar.

O  funcionamento  é  bastante  simples.  A  transmissão  de  comandos  é  feita  pelo  rádio controle  que  fica  nas  mãos  do  piloto.  No  modelo  escolhido,  fica  um  receptor  que capta  esses  sinais  com  as  coordenadas  para  executar  funções  como:  

  • aceleração  do motor, 
  • freio, 
  • ré, 
  • movimento para a direita e para a esquerda entre outros.

Como explicamos anteriormente, neste caso, o modelo é controlado por meio de um transmissor de radiofrequências, que podem ser FM, AM, PCM (para sistemas de rádio mais  antigos,  porém  ainda  muito  utilizados);  Ou  pelos  sistemas  mais  modernos  que utilizam a frequência 2.4 GHz. Hoje é tudo 2.4GHz. Apenas brinquedos utilizam frequência FM.

Modalidades de rádio controle

Rádio controle – Aeromodelismo

O   aeromodelismo é   o   nome   dado   ao   conjunto   de   atividades   que   envolvem   a construção   e   a   pilotagem   de   modelos,   em   escala   reduzida,   de   aeronaves   e espaçonaves.

O miniaturismo de aeronaves é dividido em algumas categorias, entre elas, a de rádio controlado que é o nosso foco aqui. A título de curiosidade, as outras categorias são: 

  • VCC ou U/Control e, 
  • Voo livre.

Os aeromodelos têm tamanhos muito variados, de miniaturas a escalas de até 50% da aeronave original.

Tipos de aeromodelos

Existem  classificações  para  os  diferentes  tipos  de  aeromodelos.  Algumas  delas  são: 

  • Giant  (gigante),  
  • escala  (réplicas  das  aeronaves  originais),  
  • trainer  (ou  treinador);  

Modelos de aeromodelos para iniciantes

E  os modelos mais indicados para iniciantes: 

  • biplano (com 2 asas), Não é indicado para iniciantes. O conjunto de asa dupla e cauda curta, comum nesses modelos, faz com que as reações dos comandos sejam mais ariscas. 
  • pylon – modelos de alta velocidade, (não é indicado para iniciante pelo reflexo exigido na pilotagem) 
  • Jets (jatos), etc. (não é indicado para iniciante pelo reflexo exigido na pilotagem e complexibilidade na lida com o motor a jato) 
  • Modelos de asa alta e planadores são os mais indicados para iniciantes pois suas asas maiores e mais largas possibilitam maior sustentação do ar proporcionando um voo mais equilibrado, lento e facilidade de pairar no ar. Dessa forma a aprendizagem dos controles e interpretação das reações no modelo ficam mais perceptivas e fáceis de serem corrigidas.. 

Modelos das aeronaves

Os motores das aeronaves podem ser:

  • A combustão: em sua grande maioria motores do tipo glow, com um cilindro, de dois ou quatro tempos e movidos a uma mistura de metanol, lubrificante e nitrometano.   Para   os   modelos   de   maiores   dimensões,   existem   também motores dois tempos movidos a gasolina.
  • A  jato:  réplicas  em  miniatura  de  uma  turbina  aeronáutica  real,  movidas  a combustível de jato.
  • Elétricos:   motores   escovados   (brushed)   ou sem escova   brushless   movidos   a   baterias recarregáveis  de  níquel-cádmio,  níquel  metal  hidreto,  ions  de  lítio  ou  lítio-polímero.

Rádio controle – Automodelismo

O automodelismo é uma das modalidades mais populares em que se utiliza o rádio controle. Como se pode imaginar, a atividade consiste em pilotar automóveis com controle remoto.

É um prato cheio para quem gosta de velocidade, pois os carrinhos atingem marcas impressionantes.

Automodelismo on road e off road

No automodelismo, existem dois grupos principais: on road e off road. Os modelos on road são para pistas asfaltadas e são muito semelhantes aos carros da stock car. Já os off road são para terra ou terrenos acidentados.

Escalas no automodelismo

Para cada grupo existem categorias que determinam seu tamanho. As mais comuns são 1/5, 1/8 e 1/10. Estes números representam escalas que têm como base, os carros reais. Por exemplo: Um automodelo 1/10 tem um décimo do tamanho de um carro real.

E você sabia que o automodelismo rádio controlado conta com campeonatos estaduais, nacionais e mundiais?

Rádio controle – Nautimodelismo

Nautimodelismo ou naviomodelismo é a construção de peças reduzidas de modelos náuticos, como: veleiros, barcos e navios tanto civis quanto militares e até transatlânticos.

Sabia que existem réplicas construídas há mais de 4 mil anos? Pois é! É uma atividade realmente muito antiga e que até hoje encanta adultos e crianças.

Você deve estar se perguntando, com que finalidade, essas réplicas eram utilizadas há tantos anos? Bom, uma das finalidades dessas miniaturas em seus primórdios era representar a um cliente, como o modelo real ficaria depois de pronto.

Modalidades de nautimodelismo

Hoje em dia, o nautimodelismo é dividido em duas modalidades. O modelismo naval estático, também conhecido como modelismo de vitrine. E o modelismo navegável, sendo este o mais praticado no Brasil.

Mão na massa, ou não para montar sua peça de modelismo?

A maioria das peças de modelismo vem montada de fábrica, mas há quem se anime a montar por conta própria. Nesse caso, os kits vêm totalmente desmontados e o modelista pode escolher: 

  • rádio, 
  • bateria, 
  • carregador 
  • e inclusive a tinta para personalizar a pintura.

Vale lembrar que uma reprodução confeccionada em escala, geralmente tem um custo um pouco mais elevado, pois se trata de uma reprodução praticamente exata do modelo original. Uma maneira de baratear este hobby é partir para a reprodução oitiva. Que significa desenvolver o modelo com base na observação do objeto a ser imitado.

Venha conhecer o e-commerce da Lima Hobbies, tradicional loja de hobby modelismo e colecionáveis! Lá você encontra produtos de plastimodelismo, rádio controle, miniaturas, action figures, board games, ferromodelismo e autorama! É um universo de colecionáveis esperando por você! Divirta-se com este universo maravilhoso!