O legado ferroviário brasileiro segue preservado. Em 2020, foi anunciado que a Estação de Trem de Sabaúna será restaurada com foco em fomentar o turismo de Mogi das Cruzes.

Localizada no distrito de Sabaúna, a estação tem mais de 100 anos de existência. Ela foi fundamental para a conexão entre os estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Hoje, é um importante ícone turístico da região, contando com museu e uma maquete.

Quem é fã de ferrovias e da história ferroviária do Brasil precisa marcar uma visita ao local. Lá, é possível conferir toda a história da estação, além de aprender mais sobre a estrutura da estrada de ferro brasileira.

A importância da Estação de trem de Sabaúna

A Estação de Sabaúna fica em Mogi das Cruzes, no interior de São Paulo. Inaugurada em 1 de janeiro de 1893, ela leva o nome do distrito em que era localizada. Desde 2014, o local abriga também o Museu Ferroviário, que é uma parada obrigatória para os entusiastas dos trilhos.

O prédio da estação foi revitalizado uma vez em 1932. Com uma nova reforma, a estrutura preserva a arquitetura original e promete encantar os turistas que visitarem a região. Afinal, a estação é responsável por um grande volume de visitantes à cidade.

A estação de trem integrava a estrada de ferro Central do Brasil. Ela fazia a ligação dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Dessa forma, era de grande importância para os transportes da região.

Monte a sua própria estação de trem

Com os produtos certos, você pode embarcar no mundo do ferromodelismo e construir a sua própria estação em miniatura. Existem inúmeras peças capazes de reproduzir diversos tipos de construção, trilhos, locomotivas e outros elementos indispensáveis para esse cenário.

Para construir a sua própria estação de trem em miniatura, você precisa planejar como ela será. Pense em quantas linhas de trem passarão por ela, onde ficarão as plataformas e quais tipos de locomotiva elas suportarão.

Não se esqueça da população do seu diorama. Figuras em miniatura de todos os tipos podem compor as pessoas do seu cenário, indo desde viajantes até funcionários da estação de trem que você está construindo.

Como você pôde ver, o mundo real conta com diversas estações de trem bem preservadas. Esse é o caso de Sabaúna, que foi restaurada depois de 100 anos em funcionamento e permanece um patrimônio ferroviário do Brasil. Quem é entusiasta de ferromodelismo pode se inspirar nessa história para criar a sua própria estação em casa e deslumbrar os amigos e familiares.
O melhor lugar para começar no ferromodelismo é na Lima Hobbies: confira as melhores opções de miniaturas para compor a sua estação de trem do jeito que você imaginar.