O ferromodelismo ou o hobby de construir e colecionar modelos em escala reduzida de veículos e estruturas ferroviárias é uma brincadeira de adulto, que encanta as  crianças. 

As maquetes são compostas geralmente por trens, trilhos, bondes, automotrizes e cenários com árvores, pessoas, malas e até trabalhadores. Todos esses detalhes são  fundamentais para compor essa verdadeira obra-prima. 

Sabe quem mais é apaixonado por locomotivas? O icônico personagem da série The  Big Bang Theory, Sheldon Cooper.

Sheldon Cooper e a série Big Bang Theory

Sheldon e amigos no apartamento principal de Big Bang Theory

Sheldon é um físico teórico que de tão aficionado pelos estudos, mantém anotações  de equações e teorias científicas escritas em uma lousa branca na sala de seu  apartamento. 

Mais inteligente que Newton, (segundo ele próprio), o apaixonado por locomotivas  ama também histórias em quadrinhos, séries de ficção científica, jogos de cartas,  artigos colecionáveis, em geral, videogames e RPG. 

A série The Big Bang Theory foi lançada em 2007 e chegou ao fim em 2019, com 279  episódios distribuídos em doze temporadas. Nosso amante de locomotivas divide as  cenas com outros quatro personagens que vivem em Pasadena: Leonard Hofstadter  (que divide quarto com Sheldon Cooper), Penny, uma garçonete e aspirante a atriz, que mora  no apartamento em frente e os colegas de trabalho Howard que é engenheiro  aeroespacial, e Rajesh Koothrappali, o Raj, astrofísico. 

A história das Coleções de Locomotivas

Imagem de uma locomotiva em miniatura preta e vermelha com fundo escuro

Agora que você já sabe um pouco mais sobre a vida desse colecionador de  locomotivas, vou te contar como foi que tudo começou. 

O hábito de colecionar locomotivas em miniaturas teve início em meados do século  XIX, possivelmente na Alemanha. As primeiras locomotivas eram feitas de latão e para  a impulsão era utilizado o motor de um relógio. É por isso que acredita-se que no  início, as locomotivas eram confeccionadas por relojoeiros. 

Colecionar pequenas locomotivas abre as portas da imaginação. Aficionados pelo  ferromodelismo, a exemplo da personagem de The Big Bang Theory, estão dispostos a  investir suas habilidades manuais para compor a maquete perfeita. 

Se você se interessou ou identificou esse hobby em comum com Sheldon, saiba que  podemos perceber o emprego de diversos ramos do conhecimento na montagem e confecção das miniaturas, por exemplo: 

Marcenaria; 
Mecânica; 
Elétrica; 
Eletrônica;
Pintura ou até aerógrafo

De volta ao carinho todo especial de Sheldon pelas locomotivas, podemos tirar  algumas conclusões. Uma delas é que é impossível não voltar a ser criança ao ver uma  locomotiva em miniatura. Esses brinquedos de gente grande são ricas em detalhes e  cheios de histórias. Sheldon não esconde sua admiração pelas locomotivas, seja em  tamanho real ou bem pequena. 

E ainda em se tratando do nosso personagem especial, uma curiosidade: O sucesso da  série The Big Bang Theory foi tão grande que se tornou uma das recordistas de  audiência nos Estados Unidos e porque não, em vários outros países, inclusive o Brasil.  Por conta disso, Sheldon ganhou uma série só dele. O Young Sheldon! 

Sheldon Cooper da Série Big Bang quando criança e sua locomotiva

A história gira em torno do apaixonado por locomotivas claro, que quando ainda era  criança e vivia com sua família no Leste do Texas. Se você ficou curioso, ainda nessa  época ele despertou seu interesse pelas pequenas locomotivas. Então, adulto ou  criança, vale a pena se aprofundar nesse hobby, leia mais artigos como esse e conheça mais sobre o Ferromodelismo.

 Gostou de conhecer mais sobre o Ferromodelismo e Sheldon Cooper de Big Bang Theory?

E você, qual é a sua história com o ferromodelismo? Deixe um comentário contando como começou a sua relação com esse hobby!

Se você achou esse tema interessante, saiba que nós da Lima Hobbies temos esses produtos e muitos outros na nossa loja de produtos para coleções e artigos para hobbies pessoais.

Se você é curioso(a) e gostaria de conhecer mais sobre esse incrível mundo de coleções e hobbies leia mais artigos incríveis como esse no nosso blog da Lima Hobbies.

Gostou desse conteúdo? Compartilhe com os amigos!