O ferromodelismo ou o hobby de construir e colecionar modelos em escala reduzida de veículos e estruturas ferroviárias é uma brincadeira de adulto, que encanta as crianças.
As maquetes são compostas geralmente por trens, trilhos, bondes, automotrizes e cenários com árvores, pessoas, malas e até trabalhadores. Todos esses detalhes são fundamentais para compor essa verdadeira obra-prima.
Sabe quem mais é apaixonado por locomotivas? O icônico personagem da série The Big Bang Theory, Sheldon Cooper.
Sheldon Cooper e a série Big Bang Theory

Sheldon é um físico teórico que de tão aficionado pelos estudos, mantém anotações de equações e teorias científicas escritas em uma lousa branca na sala de seu apartamento.
Mais inteligente que Newton, (segundo ele próprio), o apaixonado por locomotivas ama também histórias em quadrinhos, séries de ficção científica, jogos de cartas, artigos colecionáveis, em geral, videogames e RPG.
- Produtos relacionados:
A série The Big Bang Theory foi lançada em 2007 e chegou ao fim em 2019, com 279 episódios distribuídos em doze temporadas. Nosso amante de locomotivas divide as cenas com outros quatro personagens que vivem em Pasadena: Leonard Hofstadter (que divide quarto com Sheldon Cooper), Penny, uma garçonete e aspirante a atriz, que mora no apartamento em frente e os colegas de trabalho Howard que é engenheiro aeroespacial, e Rajesh Koothrappali, o Raj, astrofísico.
A história das Coleções de Locomotivas

Agora que você já sabe um pouco mais sobre a vida desse colecionador de locomotivas, vou te contar como foi que tudo começou.
O hábito de colecionar locomotivas em miniaturas teve início em meados do século XIX, possivelmente na Alemanha. As primeiras locomotivas eram feitas de latão e para a impulsão era utilizado o motor de um relógio. É por isso que acredita-se que no início, as locomotivas eram confeccionadas por relojoeiros.
Colecionar pequenas locomotivas abre as portas da imaginação. Aficionados pelo ferromodelismo, a exemplo da personagem de The Big Bang Theory, estão dispostos a investir suas habilidades manuais para compor a maquete perfeita.
Se você se interessou ou identificou esse hobby em comum com Sheldon, saiba que podemos perceber o emprego de diversos ramos do conhecimento na montagem e confecção das miniaturas, por exemplo:
Marcenaria;
Mecânica;
Elétrica;
Eletrônica;
Pintura ou até aerógrafo.
De volta ao carinho todo especial de Sheldon pelas locomotivas, podemos tirar algumas conclusões. Uma delas é que é impossível não voltar a ser criança ao ver uma locomotiva em miniatura. Esses brinquedos de gente grande são ricas em detalhes e cheios de histórias. Sheldon não esconde sua admiração pelas locomotivas, seja em tamanho real ou bem pequena.
E ainda em se tratando do nosso personagem especial, uma curiosidade: O sucesso da série The Big Bang Theory foi tão grande que se tornou uma das recordistas de audiência nos Estados Unidos e porque não, em vários outros países, inclusive o Brasil. Por conta disso, Sheldon ganhou uma série só dele. O Young Sheldon!

A história gira em torno do apaixonado por locomotivas claro, que quando ainda era criança e vivia com sua família no Leste do Texas. Se você ficou curioso, ainda nessa época ele despertou seu interesse pelas pequenas locomotivas. Então, adulto ou criança, vale a pena se aprofundar nesse hobby, leia mais artigos como esse e conheça mais sobre o Ferromodelismo.
Gostou de conhecer mais sobre o Ferromodelismo e Sheldon Cooper de Big Bang Theory?
E você, qual é a sua história com o ferromodelismo? Deixe um comentário contando como começou a sua relação com esse hobby!
Se você achou esse tema interessante, saiba que nós da Lima Hobbies temos esses produtos e muitos outros na nossa loja de produtos para coleções e artigos para hobbies pessoais.
Se você é curioso(a) e gostaria de conhecer mais sobre esse incrível mundo de coleções e hobbies leia mais artigos incríveis como esse no nosso blog da Lima Hobbies.
Gostou desse conteúdo? Compartilhe com os amigos!
Comentários