A cola é uma ferramenta indispensável dentro de casa, já que é comum ocorrer algum acidente e um objeto importante necessitar ser colado. Sua origem data de 6 mil anos atrás, quando os egípcios utilizavam algo semelhante ao que usamos hoje em dia. O produto era extraído de ossos de búfalo, da borracha e de uma proteína do leite. Somente em 1750 veio a sair a primeira patente, na Inglaterra, de uma cola: esta era feita de pele e ossos de peixe. 

Trata-se de um instrumento bastante versátil. Contudo, é interessante observar o tipo de cola que se usa em plástico, madeira, ou outro material que venha a necessitar de conserto, pois dependendo do que você usar, o resultado pode tanto ser positivo quanto negativo, se o objeto não for bem colado você pode acabar tendo mais dores de cabeça. É nesse sentido que hoje trazemos tipos de colas, suas funções e como usá-las! 

Tipos de cola

Cola de contato 

As colas de contato, ou colas de sapateiro, são compostas à base de borracha, ou seja, permanecem flexíveis após a secagem. Ela é uma mistura de solventes orgânicos (tolueno ou xileno) e foram fabricadas para serem usadas em couros e borrachas, que é o material mais comum em sapatos. Você pode utilizá-la em couros, borrachas, papéis, tecidos e alguns plásticos. Contudo, é necessário ter cuidado ao manuseá-la, pois a inalação em excesso da mesma pode causar alucinações auditivas e visuais, tonturas, náuseas, espirros, tosse, salivação e fotofobia! 

Cola Epóxi 

Essa cola, também conhecida como poliepóxido, é um adesivo de extrema qualidade, chegando a ser comparada com uma solda metálica, devido às suas características. A cola epóxi pode ser utilizada para colagem de diversas superfícies, tais como metal, plástico, porcelana, vidro, concreto, fibrocimento, cerâmicos, granito, etc. Sendo uma cola versátil e resistente, seu uso pode variar bastante, mas sua eficiência não. O adesivo dessa cola é extremamente durável depois de sua secagem, já que o mesmo não amolece com o calor, água, óleo e alguns ácidos. 

Cola para tubo PVC 

Como o próprio nome já diz, essa cola para tubo PVC é utilizada especificamente para colar canos de PVC que serão utilizados em esgotos, sistema de ventilação, etc. Sendo uma cola específica para esse material (PVC), pode ser que essa cola falhe no intuito de colar outras superfícies como madeira, metais, entre outros. O ideal é que você esteja sempre atento para o uso específico de cada material.

Cola de madeira 

A cola de madeira é utilizada na construção de objetos desse material ou no reparo de peças de madeira. É preciso que a madeira e o ambiente não estejam com umidade, já que isso pode causar o comprometimento do resultado final da peça. Apesar de muito resistente, esse tipo de cola só funciona perfeitamente bem quando utilizado em seu material próprio, que é a madeira, possuindo como composto para sua produção o acetato de polivilina ou também chamado de Poli(acetato de vinila).

Mão de uma pessoa usando cola de madeira em um piso de madeira

Silicone 

A cola de silicone é muito utilizada em trabalhos manuais como na colagem de madeiras, tecidos, plásticos, etc. Mas você sabe realmente o que é a cola de silicone? Esse tipo de cola é um composto químico à base de silicone, de aparência incolor e alto grau de viscosidade. É possível utilizá-la em isopor, madeira, EVA, papel, papelão, couro, metais, etc.

A boa aderência da cola e esses materiais permite um uso muito diversificado que vai desde o artesanato até a reconstrução de pequenos móveis. Para utilizar a cola, procure estar em um local ventilado já que a mesma possui um odor forte e pode causar tontura e enjoos a quem utiliza. Retire todo resíduo de sujeira e oleosidade da superfície que irá entrar em contato com a cola, aplique a cola e espalhe bem. Em seguida aplique um pouco de pressão para que a cola possa fixar bem na superfície. 

Cola branca 

A cola branca é um produto à base de água, sendo bastante utilizada por crianças, devido ao seu teor inofensivo. Essa cola costuma sair muito bem colando materiais porosos que absorvem água como o papel e o papelão. É flexível e transparente ao secar, mas não resiste à água. Seu uso é mais indicado para trabalhos simples com papel e papelão, cartolina, papel pardo e fotos. Uma curiosidade sobre a cola branca, é que esta pode ser utilizada na técnica de papelagem.

Pessoa cortando papéis com tesoura e cola branca sobre a mesa

Cola de isopor 

Diferentemente das colas que levam o nome específico do material a que são destinadas, a cola de isopor é um adesivo multiuso, já que além do isopor ela cola papel, tecido, couro, plástico, pequenas peças de metal e borracha. A cola de isopor é uma das colas mais populares, já que possui uma alta força de adesão e flexibilidade, além de ser mais fácil de ser encontrada em papelarias e supermercados. A cola foi desenvolvida para juntar o isopor sobre qualquer base. Depois que a cola seca, geralmente tem uma alta força de adesão e flexibilidade, evitando o descolamento da superfície e rachaduras. 

Cola quente (pistola)

A pistola de cola quente é um instrumento muito versátil e essencial se você trabalha manualmente, produzindo artesanatos! Ela funciona da seguinte maneira: você insere na cavidade da pistola um tubo de silicone que será derretido conforme a pistola vai esquentando depois de conectada a uma tomada. Quando você apertar o gatilho da pistola e sair somente silicone derretido, é porque a pistola está pronta para ser utilizada.

Pistolas de baixa temperatura produzem aderência a cerca de 120°C e são boa para materiais delicados. As pistolas de alta temperatura tem aderência a 190ºC e são boa para materiais mais duros, como madeira e metal. Cuidado: jamais toque no bico da pistola enquanto esta estiver sendo utilizada, pois você pode acabar se queimando bastante, já que é uma região muito quente do produto. 

Conclusão 

Com isso, concluímos que a cola é um dos materiais com mais diversidade de apresentação no mercado, podendo ser utilizada de muitas maneiras diferentes, inclusive com as peças de Actions Figures e Ferromodelismo. Se você decidir optar por usar alguma das colas acima citadas, não esqueça de proteger-se, pois mesmo sendo de fácil uso ainda assim são componentes químicos, que exigem cuidado!

Gostou de conhecer mais sobre colas é suas utilidades?

Se você achou esse tema interessante, saiba que nós da Lima Hobbies temos esses produtos e muitos outros na nossa loja de produtos para coleções e artigos para hobbies pessoais.

Se você é curioso(a) e gostaria de conhecer mais sobre esse incrível mundo de coleções e hobbies leia mais artigos incríveis como esse no nosso blog da Lima Hobbies.

Gostou desse conteúdo? Compartilhe com os amigos!