Você quer construir uma ferrovia em miniatura? Então, você precisará de vários itens, como trilho reto, curvo e até mesmo recursos eletrônicos como uma chave alternadora. Tudo isso ajudará você a contar com um ferrorama bastante realista e funcional. 

Os materiais de ferrorama

Quem tem o ferromodelismo como hobby sabe da importância de sempre usar os materiais certos para construir as suas criações. Ao ter uma maquete que inclui uma via férrea, é difícil resistir à tentação de fazer uma verdadeira rede de trilhos interligados. 

Felizmente, existem vários itens disponíveis à venda na Lima Hobbies que ajudam você a construir a sua ferrovia em miniatura com todos os detalhes. Antes disso, porém, você precisa saber o que está procurando.

materiais para ferromodelismo e ferrorama

É nisso que este artigo ajudará você. Confira, a seguir, os principais trilhos para ferromodelismo:

Trilho reto 

O trilho reto é um recurso básico para qualquer ferrovia em miniatura. Ao planejar o seu ferrorama, é preciso considerar os pontos em que os trens farão um percurso em linha reta. São nesses espaços em que você deverá inserir os trilhos retos. 

Como existem trilhos retos de diversos tamanhos, é preciso levar em conta a extensão que você precisa. Em alguns casos, vale mais a pena adquirir um trilho reto maior do que conectar vários menores. 

Trilho curvo 

Com um trilho curvo, você poderá começar a fazer as curvas do percurso da sua ferrovia. Existem trilhos curvos de diversos tamanhos, então certifique-se de escolher aqueles que se encaixam no seu ferrorama. 

É preciso calcular o grau de curvatura para conferir o ponto em que terá ligação com os demais trilhos. Leve em consideração o planejamento que você fez para que a sua ferrovia tenha um visual coeso e cada peça se encaixe perfeitamente. 

Desvio automático 

Para interligar diferentes vias da sua linha de trem, você precisa de desvios. É melhor ainda quando você pode contar com desvios automáticos. Eles se conectam a uma chave alternadora que faz a troca dos trilhos quando acionada. Assim, você pode contar com um comportamento mais realista em sua ferrovia. 

Fim de linha 

Outra peça muito importante para a construção de uma ferrovia em miniatura é o fim de linha. Ela indicará o fim da sua ferrovia. 

Esse é um detalhe muito importante para que a sua ferrovia seja realista. Ela precisa contar com todas as características que esse tipo de via possui no mundo real, então não se esqueça de adquirir e posicionar o fim de linha. 

Bônus: chaves de comando 

Para que seja possível acionar os desvios das suas ferrovias, é fundamental que você tenha uma chave de comando. Com ela, basta virar o interruptor para que os desvios mudem para outra posição e se liguem a outro trecho. 

Você pode encontrar opções de chaves de comando com um e dois interruptores. Certifique-se de consultar quantos desvios cada chave suporta antes de fazer a sua ferrovia. 

desvio de trilho para ferromodelismo

Adquira os melhores produtos para sua maquete

Agora que você já sabe quais são os principais trilhos para comprar para um ferrorama, basta começar a planejar a sua maquete. Pense em todas as vias e curvas que ela terá para que você saiba definir com exatidão quantos trilhos precisará. Use um papel e lápis para esse rascunho e utilize essa base para dar vida à sua maquete de ferromodelismo. 
Quer uma dica de loja para adquirir todos os recursos que você precisa para criar uma ferrovia em miniatura completa? Basta conhecer o que está disponível na Lima Hobbies!