Você com certeza já viu ótimos vídeos de ferromodelistas nas redes sociais e está imaginando como gravar o seu. Mesmo aqueles resultados mais sofisticados não são tão difíceis de fazer, basta conhecer os passos necessários e se preparar.

Afinal, não basta pegar o celular e começar a gravar sem qualquer planejamento. Se você quer criar um vídeo de ferromodelismo realmente capaz de chamar a atenção das pessoas, precisa ter uma mentalidade totalmente voltada ao cinema.

Vamos começar? A seguir, veja os passos necessários para gravar o seu vídeo de ferromodelismo:

Planeje a cena

Antes de apertar o botão de gravar, você precisa pensar no que deseja registrar.

Ou seja, pense na cena que você quer filmar. É um trem chegando na estação? Partindo? Talvez todo o percurso da sua ferrovia? Ao imaginar como será o seu vídeo de ferromodelistas, você poderá se preparar para posicionar a câmera e ativar os seus trens no momento certo.

Não abra mão de uma boa anotação. É como a criação de um roteiro de cinema, mas relacionado à sua ferrovia em miniatura.

Cuide da iluminação

Uma boa iluminação costuma ser a diferença entre um vídeo de alta e baixa qualidade. Faça testes com a sua câmera e experimente diferentes níveis de luz até chegar naquele que ilumina toda a sua cena.

Caso a sua cena seja noturna, você também precisa se certificar de que toda a iluminação da sua ferrovia esteja funcionando corretamente. Somente assim você poderá registrar um momento à noite de forma realista.

Use a resolução certa

Independentemente do equipamento que você utilizar para gravar o seu vídeo de ferromodelismo, é importante que ele tenha uma boa resolução. Senão, você acabará com um resultado pixelado que não traduz a real qualidade da sua ferrovia.

Hoje em dia, a maioria dos celulares é capaz de gravar em full HD, ou seja, resolução de 1080 pixels ou até mesmo em 4K. No entanto, fique de olho nas configurações para selecionar a opção certa.

Sustente a câmera

Seja uma gravação pelo celular ou com uma câmera profissional, você precisará sustentar o seu equipamento durante a gravação do seu vídeo de ferromodelismo. Senão, o seu resultado será tremido e pouco atrativo.

Um tripé é um poderoso aliado nessas horas. Além de evitar que a sua câmera balance, ele também permite fazer movimentos suaves para acompanhar o trem pela ferrovia ou focar em determinados pontos da sua cena.

Outra opção é o monopé, cuja principal diferença é ter uma única sustentação. Ele serve para proporcionar um apoio mais simples, porém mais versátil para a sua gravação.

Edite seu vídeo

Depois de gravar a sua ferrovia em ação, chega a hora de editar o seu vídeo para deixá-lo exatamente como você quer. Esse processo pode ser feito pelo celular com apps como iMovie ou pelo computador com softwares tipo Movie Maker .

Na edição, você poderá cortar trechos desnecessários, ordená-los e inserir elementos como trilha sonora e texto. Ao final, você também poderá exportar a sua criação no formato que preferir.

Pronto! Agora você já sabe como criar o seu próprio vídeo de ferromodelismo para surpreender a todos com a beleza da sua ferrovia em miniatura. Com uma câmera e uma boa estrutura, você poderá criar cenas de todos os tipos para atrair outros fãs desse hobby tão prazeroso. Aproveite para postar seu vídeo nas redes sociais e ganhar mais visibilidade.
Está precisando de mais trilhos e locomotivas para a sua ferrovia? A Lima Hobbies é especialista em ferromodelismo, tendo várias opções para os entusiastas. Confira o catálogo!